Emma

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Vaquinhas dos Açores


Hoje ouvi no telejornal que a Associação de Turismo dos Açores colocou vacas na Praça de Espanha em Lisboa para promover o destino Açores.
Ao ouvir esta notícia achei bonita a ideia de colocar vacas a pastar por uns dias de modo a promover o turismo. Mas, claro que alguém tinha de reclamar e ficar indignado.
Foi o caso da Associação de Defesa dos Direitos dos Animais (ANIMAL), que acha um absurdo que os animais sejam sujeitos ao stress causado pelo trânsito e mau tempo.
De facto, não deixa de ser verdade que as farmácias dos arredores da Praça de Espanha têm verificado um aumento na compra de ansiolíticos e anti-depressivos. "Ainda ontem foram 4 caixas de Xanax e 2 de Diazepam", referiu um dos farmacêuticos.
Mas que estupidez é esta? As vacas que lá estão nem são dos Açores e, ainda por cima, os animais têm exactamente o mesmo tipo de exposição na Praça de Espanha que na exploração de origem. Ou seja, Ficam na rua!
Contudo, a polémica não se fica por aqui. A Associação ANIMAL reclama que é uma questão de princípio. "O facto destes animais estarem a ser «usados» em publicidade é condenável em si mesmo, uma vez que se baseia numa visão utilitária dos animais, que assim são tratados como peças que podem ser usadas em manobras publicitárias e não como indivíduos inerentemente respeitáveis", protesta a ANIMAL
Olhem pensem bem! O facto de estes animais serem "usados" para lhes tirar o leite, para ganhar dinheiro ou matar para vender a carne, já não é uma "visão utilitária"?
Apetece-me dizer como dizem os velhotes da minha terra... "Ó passa Fora!"

Ps: Ontem comi um bife que estava duro como uma pedra... Será que era de uma vaca sujeita a stress?

Sem comentários: