segunda-feira, 30 de março de 2009

Atlântida o navio!

Tenho umas coisinhas para dizer a quem por cá passa. Já ouviu falar em Atlântida? Para quem nunca ouviu falar, aqui fica um pequeno resumo.
A Atlântida foi uma antiga ilha ou continente, cuja real existência ou localização nunca foi confirmada e, cuja primeira menção conhecida remonta a Platão nas suas obras "Timeu ou a Natureza" e "Crítias ou a Atlântida".
O tema Atlântida tem dado origem a diferentes interpretações, umas mais cépticas, outras mais fantasiosas. Segundo alguns autores, tratar-se-ia de uma metáfora referente a uma catástrofe global (identificada, ou não, com o Dilúvio).
Alguns teóricos sugerem que Atlântida seria uma ilha sobre a Dorsal Oceânica que, poderá ter dado origem às ilhas dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.
Após esta referência à Atlântida vou agora falar do Atlântida. E o que é o Atlântida?
É um navio que foi feito nos estaleiros de Viana do Castelo a pedido do Governo Regional dos Açores que, ao que parece, e tal como a Atlântida, não se sabe bem a sua localização e também há quem falem em catástrofe ou dilúvio devido aos inúmeros erros na sua construção.
Este brilhante navio que era para andar a 19 nós, após alguns testes, parece que nem chega aos 17.
Também acho que era para estar a navegar nos Açores em Maio mas, com tantos problemas que vão surgindo, ora na estabilidade ora na velocidade, cheira-me que é capaz de não chegar cá este ano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...